Instituto Hidrográfico

SOBRE O INSTITUTO HIDROGRÁFICO

O Instituto Hidrográfico, órgão da Marinha Portuguesa, foi criado em 1960. O Instituto Hidrográfico funciona na direta dependência do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, sendo a competência relativa à definição das orientações estratégicas, bem como ao acompanhamento da sua execução, exercida pelo Ministro da Defesa Nacional em articulação com o Ministro da Educação e Ciência e da Ministra da Agricultura e do mar. O Instituto Hidrográfico é reconhecido como Laboratório do Estado, gozando de autonomia administrativa e financeira.

PARTE I – A IMPORTÂNCIA DOS DADOS

Dispondo de duas classes de navios , a classe D. Carlos I e a classe Andrómeda, o Instituto Hidrográfico acarreta sempre a responsabilidade de trazer os dados mais relevantes sobre os nossos mares. Para isso é dotado de equipamento informático de primeira linha para agregar o maior número de dados possível. Por vezes os imprevistos acontecem e o Instituto Hidrográfico não sabia que iria precisar da data recovery.lab para lhe ajudar a trazer de volta dados que à partida pareciam não ter esperança de fazer parte da história dos mares portugueses.

PARTE II – A ÁGUA SALGADA EM EQUIPAMENTO INFORMÁTICO

Em mais um dia de trabalho da embarcação eis que o imprevisto acontece, o computador que suportava a informação até aquela hora tinha caído à água juntamente com os discos que continham toda a informação relevante. É então que se inicia um salvamento peculiar, preparando a equipa de mergulhadores para tentar salvar tão preciosa informação que demorará dias a recolher. Foram precisas 4 horas para trazer a tona da água o respetivo equipamento e os discos. Lavou-se com água destilada e pôs-se em arroz o tempo suficiente até secarem. O Instituto Hidrográfico tinha feito o procedimento mais adequado para este tipo de situação?…

PARTE III – O ENCONTRO DO INSTITUTO COM A DATA RECOVERY.LAB

Feita a limpeza do equipamento, importava agora recuperar os dados que nele se encontravam. Para isso o Instituto Hidrográfico recorreu ao serviço de recuperação de dados da data recovery.lab. Quando os discos chegaram os técnicos da data recovery.lab pensaram que seria algo impossível de concretizar sabendo da história que foi apresentada pelo Instituto Hidrográfico.

PARTE IV – A RECUPERAÇÃO

Quando o disco chegou a laboratório a eletrónica estava danificada porque tinha sido corroída pela água salgada. Assim, teve que ser feita a reconstrução da parte eletrónica. De seguida, foi à sala limpa para o disco ser descontaminado. Foi então que foi feita a leitura dos pratos magnéticos para extrair a informação e posteriormente colocar num novo dispositivo. Todo este processo de recuperação dos dados do Instituto Hidrográfico demorou 72 horas, tendo sido obtida uma taxa de sucesso de 100%.

PARTE V – CONCLUSÃO

O facto de Instituto Hidrográfico não ter aberto nem ligado o disco foi de extrema importância para este caso de sucesso. Depois, ajudou também o Instituto Hidrográfico ter lavado com água destilada e ter colocado em arroz. Por último, podemos dizer que nestes casos a taxa de sucesso é de 100% se for acautelado o ponto anterior.

04/01/2018|Casos de Sucesso|Comentários fechados em Instituto Hidrográfico



Precisa de ajuda ou de algum esclarecimento?
Indique o seu número fixo ou de telemóvel e entraremos em contacto consigo.

serviço disponível entre as 10h e as 19h
(dias úteis)