A Data Recovery Lab oferece diagnóstico gratuito e recolha gratuita em Portugal Continental, saiba mais aqui.

Recuperação Dados Disco SSD

Hoje em dia os dispositivos de armazenamento SSD e Flash têm grandes capacidades e altas velocidades de leitura / gravação, infelizmente, a fiabilidade e resistência dos dispositivos baseados em memória NAND não volátil deteriora-se a cada ano.

Google logo
4.9/5
com 581 avaliações

Faça o seu pedido grátis

A Data Recovery Lab oferece diagnóstico gratuito** e recolha gratuita em Portugal Continental.

"*" indica campos obrigatórios

Ao submeter este formulário autoriza o contacto por parte da Data Recovery Lab via telefone ou email.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Portanto, o problema de Recuperação de dados em dispositivos SSD com defeito e outros dispositivos com memória NAND está-se a tornar mais relevante e com maior procura no mercado e no mundo.

  • Avarias comuns e principais causas
  • Processo de recuperação
  • Como funcionam
Falha num Componente Eletrónico

Fraca qualidade nas soldagens dos conectores pode levar à quebra ou à sua oxidição. Componentes defeituosos ou degradados podem levar à falha electrónica na drive.

Falha no chip do controlador
Células Flash degradados no uso diário
Picos de corrente

curtos circuitos podem danificar o seu ssd

Corrupção de sectores

Impactos físicos, humidade, podem provocar corrupção de sectores.

Update de Firmware falhado

Apesar de ser um problema pouco comum, se o seu disco SSD apresentar falhar de funcionamento, durante ou após um update de firmware, deve desligar imediatamente a máquina, de forma a evitar que os seus dados sejam irremediavelmente perdidos.

Em caso de danos no disco de estado sólido , em particular quando o controlador do chip estiver danificado, o acesso aos dados perde-se. Apesar disso, os dados ainda estão armazenados no interior dos chips de memória.

A única maneira de recuperar os dados, neste caso, é remover o chip de memoria “desoldering” e efectuar a sua leitura dos chips de memória. Depois de lêr os “dumps” dos chips de memória, é necessário aplicar operações especiais para trazer os dados para o estado inicial.

Desse modo , o processo de recuperação de dados disco ssd é composto de várias etapas que permitem imitar o trabalho do “controlador” e reconstruir sistema de arquivo com dados do utilizador:

Remoção do chip Nand
Leitura da memória Nand
Eliminação e optimização da data (data mix)
Tradução dos blocos algoritmo (PBA-LBA)
O processo de remoção do chip de memória “desoldering” é realizada utilizando estação de ar quente ou um ferro de solda. Para os chips mais novos, tais como chips de TLC, é recomendado usar um ferro de solda, a fim de evitar o super aquecimento do cristal, porque isso determina o número de erros de leitura e integridade dos dados.

Quando “desoldering” chips BGA como TLGA52 , BGA100 , BGA152 e outros, é necessario um pré-aquecedor especial.

O processo de leitura e posterior análise do “dump” do chip de memória é realizada com o uso de equipamentos especiais para recuperação de dados. Cada chip NAND utiliza a configuração de leitura diferente, dependendo do modelo.

Durante o processo de leitura alguns erros podem aparecer devido ao ruído e peculiaridades físicas dos chips de memória. Ao ler é feita a correcção de erros através de algoritmos matemáticos específicos, como Reed – Solomon, BCH , LDPC.

Antes do controlador escrever os dados nos chips de memória, os dados são optimizados. Este processo altera os dados iniciais e torná-lo irreconhecível. Este processo de optimização pode incluir operações como “Striping Byte” , “Inversion” , codificação “XOR”, “Encryption” , “interleaves” , etc

A fim de obter os dados iniciais é necessário aplicar as operações inversas ao “dump” do chip de memória .

Quando todas as transformações dos dados necessários são realizados, é necessário aplicar o algoritmo de tradução do bloco que irá organizar todos os blocos com os dados de acordo com o seu verdadeiro lugar . O resultado do algoritmo será uma imagem de dados com o sistema de ficheiros.

Se o disco SSD tinha uma corrupção no sistema de ficheiros devido a problemas no controlador , em seguida, é necessário aplicar ainda mais uma recuperação lógica.

Cada SSD, USB pendrive ou cartão de memória consistem em duas partes principais – chip controlador e chips de memória NAND. As células de memória de chips SLC são capazes de suportar cerca de 100.000 ciclos de escrita , MLC cerca de 10.000 ciclos de gravação, e os mais novos TLC cerca de 500-1500 ciclos de escrita.

Quando o número de células de memória corrompidos (blocos) exceder o limite, o dispositivo de armazenamento de dados falha e o acesso aos dados do utilizador torna-se impossível. Os controladores utilizados nos dispositivos de armazenamento flash estão a trabalhar em condições extremas de temperatura e muitas vezes ficam danificado

O controlador do chip controla as operações de leitura / escrita , optimiza os dados em memória Nand e faz o mapeamento dos blocos (block translation) usando um algoritmo de tradução bloco especial, tudo isso conhecido como FTL (Flash Translation Layer).

Cada fabricante do “controlador” utiliza um algoritmo de tradução bloco diferente, com diferentes passos de optimização de dados.

Como funciona o processo
de Recuperação de Dados

  • Preenchimento do formulário
  • Recepção do dispositivo
  • Entrada no laboratório
  • Diagnóstico
  • Recuperação dos dados
  • Listagem
  • Pagamento
  • Envio dos seus dados
  • Período de confirmação dos dados recuperados

Preenchimento do formulário

Deve preencher o formulário o mais detalhado possível.

Nesta fase precisamos de saber qual a informação mais importante a ser recuperada.

Em qualquer situação o nosso objetivo é recuperar 100% da informação contida no disco rígido.
Em determinadas situações o mau estado do mesmo ou a complexidade da avaria impede a recuperação total dos dados.
Perante uma situação destas, os técnicos darão prioridade à informação mais importante para si e, posteriormente, se o estado do disco o permitir, tentarão recuperar o restante conteúdo.

Oferecemos Recolha Gratuita em Portugal Continental, para Discos SSD

(nunca deve enviar o computador / nem os cabos ou acessórios)

Recepção do dispositivo

Necessitamos de ter sempre fisicamente o dispositivo em laboratório para análise.

Pode efetuar a entrega ou envio de três formas:

Entregue pessoalmente:
o cliente pode efetuar a entrega diretamente no laboratório da DataRecovery.Lab em Carcavelos, de segunda a sexta, das 10H às 13H ou das 15H-18H;

Entregue por transportadora:
o cliente pode efetuar o envio pela sua transportadora ou então efetuar o envio pelos correios;

Pedido de recolha gratuita (Portugal Continental)
A recolha é feita pelos CTT Expresso, empresa externa ao laboratório.

Entrada no laboratório

Após receção iremos dar entrada do processo verificando os seguintes dados do disco:

Marca,
Modelo,
Capacidade,
Número de série

Após esta etapa a nossa equipa técnica profissional dará seguimento ao processo, examinando o disco para elaborar um diagnóstico.

Diagnóstico

Num prazo máximo de 1 hora*, a partir da receção do disco no laboratório, e por ordem de chegada, enviaremos sem qualquer compromisso o diagnóstico gratuito**, no qual se indicará a extensão da avaria, a viabilidade da sua recuperação e o orçamento para a recuperação de dados.

O primeiro diagnóstico é gratuito** (caso o cliente não aceite o orçamento e volte mais tarde para novo orçamento, este segundo orçamento terá um custo de diagnóstico que será descontado no valor do serviço se avançar com a recuperação e a mesma tenha sucesso).

* Exceto dispositivos sobrescritos, formatados, manipulados.

**Todos os dispositivos que cheguem ao laboratório nas seguintes situações: abertos, sobrescritos, formatados, manipulado por terceiros, a DataRecovery.Lab cobrará um custo pelo diagnóstico, esta importância não será reembolsada em nenhuma circunstância.

Recuperação dos dados

A partir deste momento o cliente decide se deseja continuar o processo de recuperação de dados.

Continuação do processo: se deseja dar continuidade ao nosso serviço, deve enviar-nos o contrato assinado, e concordar com os nossos Termos & Condições.

Cancelamento do processo: se optar por não continuar o processo para recuperar os seus dados, fica estabelecido um período de 15 dias, a partir da data do envio do orçamento, para nos dar uma resposta sobre a aprovação ou não do mesmo.
Se desejar que lhe enviemos o seu dispositivo, terá de nos solicitar expressamente a devolução do mesmo e assumir as despesas do envio.
Uma vez superado o período estabelecido e se não tivermos recebido nenhuma resposta da sua parte o seu dispositivo passa a ter um custo de Armazenamento diário de 1 Euro + IVA.
Após 60 dias de calendário o seu dispositivo passa ao Programa de Reciclagem Gratuito do nosso laboratório.

Listagem

Após a recuperação dos dados estar concluída enviaremos uma listagem com os dados possíveis de serem recuperados, na qual irá incluir:

Taxa de sucesso,
Tamanho dos dados recuperados,
Total de ficheiros que foram possíveis de recuperar,
Ficheiros com erros/danificados (se houver),
Total de ficheiros sem erros

Após o envio da listagem o cliente dispões de 5 dias para confirmar, por email, a listagem de dados recuperada.

Pagamento

Pode efectuar o pagamento por:

Transferência Bancária:
MillenniumBcp ou Santander

Multibanco:
se optar por levantar no nosso laboratório.

Envio dos seus dados

Após confirmação do pagamento os dados ficam disponíveis para levantamento no laboratório.

Caso o cliente pretenda os dados recuperados serão enviados por transportadora, sem qualquer custo associado.

Período de confirmação dos dados recuperados

Após a devolução dos dados recuperados, o dispositivo intervencionado / danificado ficará nas instalações da DataRecovery.Lab por um período de 7 dias.

Este processo é efetuado por motivos de segurança pela DataRecovery.Lab, para o caso de ser necessário aceder novamente aos dados/dispositivo danificado.

Após a entrega da recuperação de dados, uma cópia de segurança da informação recuperada será mantida no servidor do laboratório durante 7 dias, sendo apagada após esse período de tempo.

Ainda não está convencido?
Conheça a opinião dos nossos clientes.

O único Laboratório de Recuperação de Dados para particulares e empresas a preços reduzidos na Peninsula Ibérica, a sua satisfação é a nossa prioridade é por isso que somos líderes em recuperação de dados, é a opinião dos nossos clientes.

Iniciar Recuperação
Equipa muito profissional, comunicação clara e simples, várias opções de escolha ao cliente para tratamento da informação e pagamento.Os dados foram recuperados a 100%, aprox 50k ficheiros, incluindo mais de 10 anos de fotografias.Recomendo!
Alexandra Carneiro
Alexandra Carneiro
16:29 22 Nov 22
Equipa muito profissional, comunicação clara e simples, várias opções de escolha ao cliente para tratamento da informação e pagamento.
Os dados foram recuperados a 100%, aprox 50k ficheiros, incluindo mais de 10 anos de fotografias.
Recomendo!
Alexandra Carneiro
Alexandra Carneiro
16:28 22 Nov 22
Tive uma muito boa experiência com este laboratório. Verifiquei que é um serviço muito bem organizado, com uma excelente comunicação com os clientes, quer escrita quer falada, que prima pela transparência.A taxa de recuperação dos dados foi de 100%, o que me leva a concluir que contratar o DATA RECOVERY LAB - RECUPERAÇÃO DE DADOS JACF foi a opção correta.
António Carlos Cordeiro
António Carlos Cordeiro
08:05 22 Nov 22
É um serviço muito bem organizado e com uma excelente comunicação com os clientes.
A taxa de recuperação dos dados foi de 100%, o que me leva a concluir que contratar o DATA RECOVERY LAB - RECUPERAÇÃO DE DADOS JACF foi a opção correta.
Experiencia positiva. Atendimento com muito profissionalismo. Quase 100% dos dados recuperados. Recomendo
Lina Germano
Lina Germano
17:11 18 Nov 22
js_loader